sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A massagem

MASSAGEM

Pode definir-se a massagem como a manipulação directa de tecidos moles do corpo (músculos, pele, tendões e tecido conectivo) e a manipulação indirecta dos fluidos dos sistemas circulatório e linfático. Ajuda a reduzir o stress e a tensão muscular e a aliviar algumas dores. Actualmente, milhões de pessoas em todo o mundo recorrem à massagem como forma de ajudar a manter a saúde e o bem-estar.

Um pouco de história:
É uma das formas de terapia mais antigas do Mundo e aplica-se numa enorme variedade de situações. Na Antiguidade, gregos e romanos praticavam métodos de massagem com o fim de aliviar a dor. Segundo pinturas murais, objectos de cerâmica e gravuras de países como o Egipto, Índia, Pérsia e Japão esta técnica fazia parte do dia-a-dia desses povos. Durante a Idade Média, o seu uso foi praticamente abandonado no Ocidente, assumindo de novo destaque no início do século XIX, através do ginasta sueco Per Henrik Ling (1776-1839) que aliou conhecimentos de ginástica à prática de massagem aprendida na China criando assim, a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca. No Oriente, a massagem é aceite de forma tão natural que a maior parte das pessoas recorrem a ela regularmente. No Ocidente, tem vindo a ganhar realce, sobretudo a nível desportivo e, recentemente, o seu campo de utilização tem vindo a alargar-se significativamente.

Uma terapia complementar:
A massagem não pode ser encarada como uma cura, mas sim como uma terapia complementar, pois contribui para a melhoria do estado geral de saúde, actuando como complemento de outras formas de tratamento. A massagem clássica inclui 4 manipulações básicas: deslizamento (movimentos lentos e ritmados); fricção ou pressão (movimentos pequenos e circulares); batimento/percussão (movimentos curtos, rápidos e ritmados); amassamento (agarrar e amassar os músculos uns contra os outros).

Benefícios:
De uma forma geral, a função mais eficaz da massagem é a descontracção do corpo e da mente, aliviando a tensão e o stress diários. Porém, de acordo com a técnica usada, a velocidade e a intensidade dos movimentos, a massagem também pode ser estimulante em vez de calmante: tudo dependerá do objectivo. Assim, pode fazer com que uma pessoa se sinta alerta e preparada para participar, por exemplo, numa prova desportiva. A massagem pode aliviar tensões, eliminar dores (de cabeça, de costas, de síndroma pré-menstrual, etc.) e relaxar músculos tensos e doloridos. Problemas como a depressão ligeira, a insónia, a irritabilidade, a tensão, o cansaço, o stress ou o mau humor podem ser aliviados pelo recurso à massagem. Esta técnica é muitas vezes utilizada como coadjuvante de tratamentos médicos, ajudando na recuperação e tratamento de lesões traumáticas, desportivas, sequelas de acidentes vasculares cerebrais, em certos casos pós-operatórios, etc. Pode ainda contrariar a imobilidade e atrofia muscular de certos idosos ou de pessoas com pouca mobilidade (ex. doença de Alzheimer). A massagem é amplamente usada em tratamentos de beleza com o objectivo de, por exemplo, ajudar a reduzir a celulite.

Relaxe de forma natural e renda-se a uma boa massagem, aumentando o seu bem-estar.

Espero por Si, para poder comprovar tudo isto! Não perca

Sem comentários:

Enviar um comentário