segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dicas bem saúde

Os benefícios de beber água com limão diariamente

Para o ser humano a água é indispensável. Se ficarmos sem beber água durante cinco ou seis dias nossa vida correrá sério risco. O corpo humano tem por volta de 75% de água quando nascemos e aproximadamente 60% quando nos tornamos adultos. Médicos recomendam tomar ao menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade engloba o consumo de sucos, frutas e todos os alimentos que contenham água. O ingestão da água é vital para a saúde, essencial  para o correto funcionamento de todo organismo.
O limão é um cítrico que ocupa  o primeiro lugar na lista das frutas preventivas, pois graças a seu alto conteúdo  vitamínico e curativo, transforma-se  em um grande eliminador de bactérias e toxinas. Possui uma alta quantidade  de vitamina C, que potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades, inclusive colabora também  com cicatrização de qualquer tipo  de ferida.
Um potente limpador do organismo, torna a boca mais saudável e possui ação desintoxicante, além de ser  rico em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fosforo. O potássio, por exemplo,  é essencial para a vida e apresenta  altos benefícios para o tratamento da hipertensão arterial. É definido como altamente medicinal , já que atua de forma curativa. em mais de 150 enfermidades.
As toxinas são encontradas em qualquer parte do organismo ( sangue, órgãos e tecidos) e quando ingerimos limão ,ele atua diretamente onde as toxinas se encontram, combatendo e ajudando a expulsá-las. Em casos de intoxicação gastrointestinal, ou quando temos a digestão lenta e problemas com o fígado e vesícula, o limão intervém ajudando a normalizar as funções que estão alteradas.
A água com limão é um grande aliado para a limpeza do sistema imunológico. O doutor David Jockers discorre com muita propriedade quando nos afirma que: ” A água misturada com limão contém ácido cítrico, que ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias. Quando estes depósitos se acumulam podem provocar uma enfermidade cardiovascular”
Além disso, é importante saber que quando tomamos água com limão e não a limonada, economizamos ganhar algumas calorias, pois não é necessário o uso do açúcar ou qualquer tipo de adoçante para deixá-lo com melhor sabor.
·         Ajuda na digestão e remove as toxinas do aparelho digestivo.
·         Em casos de sentir náuseas, acidez ou indigestão, a água com limão ajuda a neutralizar esses sintomas.
·         Ajuda o sistema imunológico a se tornar mais forte, graças à contribuição da vitamina C.
·         Contém ácido ascórbico, composto por propriedades anti-inflamatórias.
·         O suco do limão é um remédio eficaz na obesidade, mas antes de começar uma dieta exclusiva, o paciente deve beber muita água.
·         Equilibra o pH , por ser um dos alimentos mais alcalinos. O limão ao ser ingerido, e metabolizado pelo organismo se torna alcalino.
·         Ajuda a reduzir  a ingestão de café, já que normalmente ao beber um copo de água com limão a vontade de tomar café é eliminada.
·         Ajuda para refrescar o hálito e aliviar as dores de dentes e gengivites.
·         água com limão ingerida com as refeições reduz o índice de glicose no sangue,  o que ajuda o corpo a diminuir  a sensação de fome e o mantém saciado por muito mais tempo, contribuindo para a perda de peso.

Lembre-se

Separadamente, os benefícios que a água  e o limão nos oferecem são muitos , por separado, mas muitos mas os benefícios estão mais além quando os juntamos em uma deliciosa água com limão. Essa bebida é muito mais saudável que qualquer outra, como, por exemplo, os refrigerantes, que podem afetar a saúde. Por esse motivo, quando quisermos saciar a sede e refrescar nossa garganta, o ideal seria beber um copo de água com limão por dia, dessa forma você pode até reduzir o calor que possa estar no dia e seu corpo se sentirá muito melhor.

Mesmo que ainda não existam muitos estudos concretos realizados sobre o porquê dos grandes benefícios do limão, seu uso é uma opção muito popular, principalmente entre as mulheres, e se torna mais benéfico quando o limão é adicionado à alimentação cotidiana, como se fosse um chá que nunca pode faltar.
Ao falar sobre o limão citamos inúmeras vantagens, afinal, ele não é benéfico apenas para ajudar a perder peso, mas também para funcionar como antisséptico, desinfetante e agente ativo no cuidado com a pele.

Propriedades emagrecedoras

1. O limão conta com um teor satisfatório de substâncias capazes de remover a gordura do sangue, estas substâncias são conhecidas como flavonoides e, com certeza, determinam uma mudança importante quando passamos a consumir diariamente esta fruta.
2. O limão é um diurético natural, o que faz com que a eliminação de toxinas de nosso corpo não ocorra apenas por meio do sistema digestivo, como também através da bexiga e dos rins, aumentando a quantidade de urina.
3. O suco do limão, por ter uma composição similar à de nossa saliva,faz com que o estômago produza mais sucos gástricos, o que faz com que a comida seja digerida mais rapidamente.
4. Seu teor cítrico (de ácido cítrico) atua ajudando a maximizar a função das enzimas que estimulam o fígado. Além disso, a presença devitamina C é muito importante e fundamental para a saúde, por sua capacidade de reforçar nosso sistema imunológico.
5. O limão é muito rico em uma fibra especial, chamada Pectina (fibra solúvel), que atua fortemente na luta para combater aquela típica fome noturna. Esta fibra atuará como um dos componentes mais úteis em uma dieta. Por outro lado, contribuirá para a alcalinização de nosso organismo, o que fará com que a sensação de fome seja reduzida durante todo o dia.
6. Se você é uma das pessoas que não gostam muito da ideia de praticar exercícios, o suco de limão será de grande ajuda, pois oferecerá ao seu organismo mais energia e, ao consumi-lo, mudará seu humor, o que será benéfico na luta contra os problemas diários, tais como ansiedade ou até mesmo depressão.
7. A dieta do limão não apenas oferecerá uma quantidade insignificante de calorias, como também oferecerá uma série de nutrientes e benefícios para a sua saúde.
8. Entre a lista de vantagens também podemos encontrar sua contribuição para acabar com a indigestão, a acidez, os gases e o inchaço, diminuindo e suprimindo o acúmulo de líquidos e materiais indesejados no organismo. Nesse caso, o limão nos proporciona uma digestão eficiente, estimulando o fígado e produzindo a bile, que é um ácido necessário para a digestão.

Como consumi-lo?

Preparar um “chá de limão” é muito simples. Basta adicionar o suco de um limão em um copo com água morna. O ideal para que o processo seja realmente efetivo é consumir este “chá” todas as manhãs em jejum.
A água deve ser pura e não deve estar muito quente e nem fria (ou gelada), pois isso faz com que a digestão seja mais difícil e que seu corpo se esforce mais, o que não é nada bom. Concluindo: beba a água a uma temperatura que seja agradável, suportável de ingerir, pensando no funcionamento de seu corpo, ou seja, beba a água morna.
Outro método eficaz é consumir limões que estejam frescos e que sejam, se possível, totalmente orgânicos. Meio limão será mais do que suficiente para consumo diário.
Para obter maiores benefícios do limão, tome a água de limão morna em jejum e adicione um pouco de gengibre natural ralado, o que proporcionará grandes benefícios e propriedades impressionantes.

*Nota: foi comprovado que pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina podem emagrecer mais rápido. Porém, a dieta do limão também seria muito efetiva se adicionada a uma rotina integral de exercícios e uma alimentação balanceada. Se a prática de esportes não te motiva, lembre-se que o limão te dará energia para começar a fazê-lo. Por outro lado, quanto à alimentação, o limão começará a regular seu sistema digestivo, mas o processo pode ser facilitado por você mesmo.



. Bebida de limão e jengibre

Esse é um clássico das dietas que provavelmente muitos já conhecem. Nos permite queimar gorduras, melhorar a digestão, evitar a retenção de líquidos e desinflamar. Podemos, por exemplo, extrair o suco de dois limões e depois colocá-lo em fogo lento acompanhado de raízes de gengibre cortadas em pedacinhos.

Quando a mistura estiver a ferver, baixamos o lume e adicionamos um litro de água e dois pedaços de casca de limão. Se o armazenamento for em uma garrafa ficará perfeito para tomar antes das refeições principais e ao longo do dia. É muito efetivo para perder peso, mas lembre-se, é imprescindível acompanhar uma alimentação adequada.

Sem comentários:

Enviar um comentário