sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Os benefícios da massagem

MÚSCULOS

Os efeitos sobre os músculos são os mais óbvios na massagem: é aqui que temos, de facto, resultados. 
Os músculos também actuam como absorventes de choques à volta dos ossos e articulações. Embora os músculos sejam pouco susceptiveis de sofrerem lesões graves durante as atividades do dia-a-dia, podem, entretanto, ficar distendidos ou lesionados devido ao excesso de uso, especialmente depois de exercícios esforçados. 
Muitas horas após o exercício, pode sobrevir uma afecção conhecida como aparecimento retardado de dor muscular. Trata-se, essencialmente, de uma manifestação dolorosa devido a microgotas no tecido muscular. O músculo é submetido a um processo biológico necessário à reparação e regeneração das fibras musculares, que comporta uma reacção inflamatória natural. 

A massagem ajuda a aliviar essa dor, ao activar a circulação de fluidos pelo corpo, aliviando desse modo a retenção hidrica no tecido muscular. A massagem também pode ajudar a diminuir a inflamação antes que ela se torne perigosa.

(continua)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os benefícios da Massagem

O toque é uma das formas mais agradáveis de relaxar os nossos músculos endurecidos e permitir que o fluxo da vida volte a percorrer o nosso corpo. Quando os músculos estão descontraídos, todos os nossos processos físicos apresentam melhorias e funcionam mais eficientemente.


Adquirimos ou readquirimos uma perspetiva diferente da vida, na medida em que os músculos tensos e o sistema linfático lento tendem a nublar a nossa perceção, conferindo-nos uma perspetiva de vida de certa forma doentia.

O SISTEMA ÓSSEO
Apesar de sermos levados a pensar que os ossos não são afetados pela massagem, não é exatamente assim. Um músculo tenso coloca o osso sobre uma pressão ou tensão substancial, uma vez que está a ser "puxado" pelo músculo. Os ligamentos que unem o músculo ao osso também estão mais rígidos do que deveriam estar e a circulação na estrutura dos ossos faz-se com muita dificuldade, porque os capilares e as veias estão contraídos, um pouco como uma mangueira quando é apertada.
O nosso organismo precisa de todo o oxigénio que puder absorver e este é transportado pela corrente sanguínea, através das veias, artérias e capilares. Quando de uma massagem, o transporte dos fluidos necessários é melhorado, quer pela remoção de toxinas, quer pelo aporte de sangue oxigenado à parte do corpo que está a ser manipulada.

(continua)


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Como funciona o relaxamento muscular

"os benefícios das massagens"

Ao efectuar uma massagem notará que a zona abrangida ganhará uma tonalidade avermelhada, indicando que o fluxo sanguíneo está ali mais ativo. Muitos problemas musculares são minimizados unicamente através do aumento da circulação sanguínea. Ou seja, um músculo que se encontre bastante tenso, seja devido a uma situação de stress ou em resultado de uma lesão, está contraído, levando até à diminuição da circulação. deste modo, as fibras musculares unem-se. Ao massajar-se um músculo tenso está a promover-se a circulação sanguínea, o que ajudará a separar as fibras musculares, expulsando do organismo as toxinas e os resíduos que provocam as sensações dolorosas. Apesar de não aumentar a força muscular, a massagem promove a recuperação muscular, possibilitando a prática de mais e melhor exercício.
relaxamento
Os efeitos das técnicas manuais no tecido muscular estendem-se por diversos prismas:

- reduzem a quantidade de fibrose que se instala nos músculos imobilizados, lesionados ou desprovidos de nervos.
- recuperam músculos após traumatismos ou enfermidades, possibilitando o funcionamento no seu limite máximo.

De uma forma geral, uma massagem bem dada e bem recebida proporciona uma melhoria física total. Além disso, também consegue modificar positivamente o estado de espírito. Contudo, em algumas situações, promover a libertação de substancias opiáceas que inibem a dor, promovendo uma sensação de bem-estar e de alívio, pode diminuir a capacidade de concentração e dificultar a hora de adormecer.